Bicicultura Belém 2022

O Bicicultura – Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo é o maior evento anual de celebração do uso da bicicleta nas cidades brasileiras. Organizado pela sociedade civil liderada pela União de Ciclistas do Brasil (UCB)

O encontro é um espaço para o convívio e compartilhamento, um momento para celebrar a vida e a perspectiva de construirmos cidades mais humanas e sócio-ambientalmente justas em um futuro não tão distante. Desde seu início em 2008 na cidade de Brasília, esta será a primeira vez que o evento será realizado na região norte. Devido à pandemia do Covid-19 nos anos de 2020 e 2021 ParáCiclo e UCB somaram forças para realizar o Bicicultura online, que pode ser conferido nos links: https://uniaodeciclistas.org.br/bicicultura/  e https://coletivoparaciclo.org/ 

Em 2022 enfim o Bicicultura será realizado presencialmente em Belém-PA e cabe ao Coletivo ParáCiclo, como entidade local, realizar esta celebração. Este é um evento necessário, uma vez que a mobilidade ativa é um tema transversal dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU; neste pacto global, lemos na meta 11.2: melhorar a segurança viária e o acesso à cidade por meio de sistemas de mobilidade urbana mais sustentáveis, inclusivos, eficientes e justos, priorizando o transporte público de massa e o transporte ativo, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, como aquelas com deficiência e com mobilidade reduzida, mulheres, crianças e pessoas idosas.” Um objetivo que prioriza os modos de transporte não motorizados e coletivo de massa, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU).

O Coletivo ParáCiclo, que carrega as bandeiras da democratização dos espaços públicos, acredita que construir cidades para pessoas implica em inverter a hierarquia atual dos modelos de transporte, especialmente na destinação de recursos. Nesse contexto, o Bicicultura Belém 2022 traz como tema “Pedalar é preciso. Amazônia, necessária!” um evento de livre acesso para a população interessada nesta pauta, Belém receberá pessoas de todo país, representantes de entidades renomadas no debate da mobilidade ativa, e para que seja um evento acessível a todos os interessados, as atividades do projeto são gratuitas, e de livre acesso da população em geral (gestores, políticos, escolas, pesquisadores, secretarias de governos, universidades).

 

Para se inscrever no Bicicultura clique AQUI

  • 00

    dias

  • 00

    horas

  • 00

    minutos

  • 00

    segundos

Data

07 - 10 jul 2022

Tempo

14:00 - 19:00
Fundação Cultural do Pará - Centur

Localização

Fundação Cultural do Pará - Centur
Website
http://www.fcp.pa.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.