Quem Somos

 

Então vamos aos componentes dessa feliz aventura:

Augusto Ramos

parc3a1ciclo2.jpeg

Caboclo Amazônida, educador popular, administrador, mestre em administração. Membro fundador do Instituto Amazônico de Comunicação e Educação Popular – IACEP – Amazônia. Participa dos Coletivos ParáCiclo e Bike Anjo Belém. Desenvolve profissionalmente consultorias nas áreas de planejamento, elaboração de projetos, negócio social e empreendedorismo, é também consultor legislativo e captador de recursos. O encanto pela bicicleta vem desde a infância, afinal de contas quem nunca sonhou em ter uma bicicleta? O casamento com a magrela aconteceu durante a pesquisa que resultou na construção da dissertação de mestrado no qual a Rede Bike Anjo Belém foi objeto e me conectou para sempre com o engajamento por uma cidade mais democrática e para as pessoas. Neste coletivo, tenho aprendido e experimentado ser cicloativista além de poder criar oportunidades e condições favoráveis para que outras pessoas compreendam a importância e o papel pedagógico e político da bicicleta por uma Amazônia e um mundo melhor.

Leonard Grala

Leo_01

Historiador, paraúcho, mestre em desenvolvimento sustentável. Participa dos coletivos ParáCiclo, Bike Anjo Belém e Ciclomobilidade Pará. Viajante desde nascença, já residiu no Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Pará, participa da comunidade do CouchSurfing. Desenvolve atividade profissional junto à comunidades tradicionais da Amazônia, em especial ribeirinhos. É um dos responsáveis pela elaboração, captação e gestão de projetos nos coletivos Bike Anjo Belém e ParáCiclo, estando à frente de projetos como o “Bike na Obra“, voltado ao empoderamento dos trabalhadores da construção civil que utilizam a bike como meio de transporte. Filho de artesãos, mantém habilidades bonequeiras da família.

Lorena Costa

Fotógrafa e antropóloga. Descobriu em 2011 que a bicicleta pode levar a qualquer lugar e desde então pedala por aí. Desde então, integra o movimento Bicicletada e a Rede Bike Anjo em Belém, por acreditar na bike como ferramenta de resistência e transformação social. Hoje ajuda a construir o projeto Pedala, mana! que vem através da bicicleta, incentivando mulheres a ocuparem as ruas, criando redes de sororidade e fortalecimento. No ParáCiclo, ajuda a ouvir e contar histórias através da imagem e também integra a equipe de gestão de projetos.

Melissa Noguchi

29939099_10204881390111773_2016875255_n

É jornalista e especialista em Cidadania e Políticas Públicas. Apaixonada por bike desde 2011, quando foi inserida novamente nesse mundo (após a infância). Iniciou sua atuação no cicloativismo na mesma época (2011) passando a integrar o movimento Bicicletada Belém. Participa de maneira ativa na Rede Bike Anjo desde 2015. Hoje está a frente, junto com outras mulheres da rede, do Projeto “Pedala, Mana!”. É integrante do Conselho Deliberativo da União dos Ciclistas do Brasil (UCB), sendo uma das conselheiras representante da Região Norte. Melissa compõe também o coletivo Ciclomobilidade Pará. É a mãe do Ravi. Também ativista pelo parto respeitoso, da criação com apego e da comunicação não violenta. Trabalha com jornalismo sindical e consultoria de comunicação para projetos sociais.

Murilo Rodrigues

Arquiteto, urbanista, licenciado em artes, designer e paisagista. Iniciou suas pedaladas em 2009, quando realizou um exposição sobre o tema. Daí pra frente só aprofundou seu engajamento no meio ciclístico.

Netto Dugon

Foto: Carlos Borges/Moiré

Artista, principalmente visual e imagético, muito bem relacionado com o espaço, o tempo e o corpo mas alguma querela com a música. Arquiteto e Urbanista, diletante! Palhaço estudioso, imanente! Cenógrafo profissional, inerente! Bacharel em cinema, independente! Bicicletófilo que ama as humanidades! Dançarino desenGONÇALO de brega e especialista em caqueado de carimbó. Nortista Afro-amazônida das águas e terras amerídigenas do sul. Aficionado em degustação de cachaças. VJ nas horas vagas e vlogueiro digital influencer de fundo de quintal.

Rejane Manuela

10355717_10201212667797234_4482837102721531403_n
Foto: Carlos Borges

É formada em Letras, especialista em educação especial e LIBRAS. Sendo moradora de um bairro que possui o costume de utilizar a bicicleta como o principal meio de transporte, ela não poderia seguir um rumo diferente. Traz arraigado no uso de seu cotidiano a magrela.

Robinson Bahia

É turismólogo e sua vivência com as megalópoles mundiais potencializou a paixão pela cultura da bicicleta.

Ruth costa

Mulher negra, mãe, moradora da periferia de Belém-PA, técnica em segurança do trabalho, voluntária da rede bike anjo, faço parte do coletivo ParáCiclo e Projeto Pedala Mana que tem por objetivo incentivar e ajudar as mulheres a perderem o medo das ruas e se empoderarem tendo a bicicleta como um instrumento de transformação. Uso a bicicleta em quase 100% dos meus percursos e sonho com uma infraestrutura urbana acessível para todas e todos!

Samuel freire

Assistente Social Graduado pela Universidade Federal do Pará (2014-2018), tem como ênfase de estudo principalmente os seguintes temas: Políticas Públicas sobre Drogas, Participação, Controle Social, Prevenção, Redução de Danos, Redes de cuidado e Direito à cidade. Atualmente está como Conselheiro suplente no Conselho Estadual sobre Drogas (CONED), representante do Conselho Estadual de Serviço Social e Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Mental (FHCGV/UEPA). Atuante pelo Coletivo ParáCiclo, Movimento Brasileiro de Redução de Danos (MBRD) e Movimento da Luta Antimanicomial (MLA-PA).