Resgatar uma cidade onde era possível se cumprimentar e remontar a sensação de tranquilidade que era circular pelas ruas levou ciclistas a participarem, na manhã de ontem (12), do primeiro pedal Cycle Chic de Belém. O evento foi promovido pelos Let’s Bike Café, dos empresários Robinson Bahia e Rejane Manuela, em parceria com os fotógrafos Carlos Borges e Paula Lourinho, da Moiré Foto e Cine. O evento teve como ponto de encontro o Bike Café e percorreu o centro histórico da cidade.
O Cycle Chic é um termo moderno para uma prática existente desde a invenção das bicicletas, no século 19. Na cultura cycle chic a bicicleta não é encarada como um objeto apenas para exercício, lazer ou diversão. Está ligado à mobilidade, e envolve a utilização de roupas comuns, do dia-a-dia, possibilitando uma mobilidade elegante. “Já estava dentro da nossa programação fazer esse pedal, porque ele faz parte da cultura da bicicleta, que não só esporte e lazer. É resgatar uma questão cultural mesmo. Especificamente o cycle chic tem intenção não somente nostálgica, mas uma provocação aos que veem ao passeio passar. É mostrar o resgate de uma cidade onde as pessoas se olhavam e as ruas eram para pessoas. Onde podiam dar um aceno. Num tempo onde o dinamismo da cidade não exigia a loucura desenfreada do caos urbano”, explicou Robinson Bahia.
O pedal cycle chic busca humanizar cada vez mais o uso da bicicleta nas cidades, o respeito e o compartilhamento das vias. É mais uma maneira de demonstrar que em cima de duas rodas também existe uma pessoa, que faz o seu trajeto da mesma forma que o motorista dentro de um veículo automotivo.
Texto: Melissa Noguchi