Projeto Pedalar é Preciso, Amazônia é necessária realiza Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleiçōes

Campanha propõe que, antes do dia da eleição deste ano, candidatos se comprometam com a mobilidade sustentável no Pará 

O Coletivo ParáCiclo, juntamente com Pedala, Mana! e Rede Bike Anjo Belém estão realizando a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições no Pará. A intenção é inserir a pauta e as demandas da mobilidade a pé, por bicicleta e transporte coletivo junto às candidaturas ao Poder Legislativo e Executivo do Pará, para que, antes do pleito, marcado para o dia 2 de outubro, candidatos se comprometam com ações voltadas para a temática. O lançamento oficial do projeto ocorreu no dia 26 de outubro, junto com o lançamento da Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável.

Para que a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições tenha resultados – benefícios sociais, ambientais, econômicos e individuais do caminhar e do pedalar sendo reconhecidos pelos governantes e legisladores –, é preciso sensibilizar o eleitorado para apoiar candidaturas mais comprometidas com a questão, e ampliar a inclusão da pauta nas políticas públicas e legislações estaduais e federais.

“A proposta da campanha é que a mobilidade sustentável esteja presente nos planos de governo e também nos debates das candidaturas e da sociedade, já que isso tem influência direta com a forma que será planejada a cidade nos próximos anos. E nós que estamos num contexto amazônico isso tem um peso muito maior para que a gente consiga começar a trabalhar como exemplo de gestão que tem responsabilidade com a redução dos impactos das mudanças climáticas”, afirma Melissa Noguchi, coordenadora do Coletivo ParáCiclo.

A Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições é coordenada nacionalmente pelas organizações Cidadeapé, Associação G-14 Apoio aos Pacientes de Poliomielite e SPP, IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Rede Vidas Ativas e UCB – União de Ciclistas do Brasil. 

O que diz a Carta Compromisso?

A Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável foi elaborada por organizações da sociedade civil, aproveitando o acúmulo do debate sobre políticas públicas para o tema. Ela foi escrita após dialogo entre as organizações parceiras, e reúne propostas que visam melhorar as condições da mobilidade sustentável no Pará, em consonância com a Política Nacional de Mobilidade Urbana – regulamentada pela Lei Federal 12.587, de 2012.

Confira das cartas

CARTA PARA CANDIDATURAS AO EXECUTIVO ESTADUAL

CARTA PARA CANDIDATURA AO LEGISLATIVO ESTADUAL E FEDERAL

As candidaturas interessadas em assinar a Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável no Pará podem acompanhar a agenda de blitz das organizações para irem até o local assinar pessoalmente, também podem entrar em contato pelas redes sociais para dos coletivos ou através do email coletivoparaciclo@gmail.com

Saiba mais:

Mobilidade nas eleições

Compartilhar