Pesquisa Perfil Ciclista 2021 – Resultados

Via Transporte Ativo

Esta publicação tem como objetivo apresentar os principais resultados da terceira edição da Pesquisa Perfil Ciclistas e suas motivações para utilizar a bicicleta. Nesta terceira edição, foram entrevistados 10630 ciclistas em 16 cidades das diferentes regiões brasileiras: Belém (PA), Botucatu (SP), Brasília (DF), Cabo Firo (RJ), Campo Grande (MS), Campos dos Goytacazes (RJ), Ilhabela (SP), Maceió (AL), Mogi das Cruzes (SP), Niteroi (RJ), Petrópolis (RJ), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

A pesquisa foi organizada pela Transporte Ativo e pelo LABMOB-UFRJ, e contou com uma extensa rede de organizações colaboradoras que levaram a campo, entre setembro e dezembro de 2021 mais de 200 pesquisadores. Devido a abrangência e a complexidade da pesquisa, a sua concretização só foi possível através da  participação e engajamento de todos envolvidos, fruto de um grande esforço de ação coletiva e voluntária. Os resultados sintéticos apresentados aqui revelam as principais tendências do deslocamento por bicicleta no cenário de várias cidades brasileiras.

Essa pesquisa é promissora e inovadora por unir esforços na  escala nacional na produção de conhecimento sobre os usuários e o uso da bicicleta como transporte urbano e na promoção desse modal nos diferentes países. Como aplicação imediata dos dados coletados e analisados nesta pesquisa, temos o fornecimento de subsídios para que gestores públicos, urbanistas e outros atores envolvidos formulem uma agenda mais precisa e robusta de políticas públicas e ações de promoção do transporte cicloviário.

Para baixar o livreto com os resultados basta clicar aqui.
Conheça os resultados detalhados clicando aqui

Veja a convocatória e os resultados das Pesquisas anteriores clicando aqui.

Compartilhar