Concurso de logotipo para Bicicultura Belém 2022

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO PELO FORMULÁRIO

Confira as regras do concurso no edital abaixo

EDITAL CONCURSO PARA ESCOLHA DO LOGOTIPO BICICULTURA BELÉM-PA 2022 

CRONOGRAMA 

Período de entrega das propostas: de 20/01/2022 a 20/02/2022

Seleção dos CINCO melhores trabalhos: até 23/02/2022 

Votação pelo Facebook: 23/02/2022 a 26/09/2019 

Resultado final: 26/02/2022 

Entrega do prêmio: 1º/03/2022 

DO CONCURSO 

O presente concurso tem como objetivo escolher o logotipo do Bicicultura 2020. A marca será aplicada em produtos impressos, brindes, website e demais materiais e canais de divulgação do evento. 

BICICULTURA 

O BICICULTURA – Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo – é um encontro anual, organizado pela sociedade civil, para celebrar e impulsionar a cultura da bicicleta como meio de mobilidade nas cidades brasileiras. É um espaço para o convívio, compartilhamento de conhecimento e formação de alianças entre ciclistas, cicloativistas e todos os entusiastas e interessados, de todos os setores sociais, na democratização urbana, na sustentabilidade ambiental e na qualidade de vida que a bicicleta proporciona. 

TEMA 

Pedalar é preciso, a Amazônia é necessária. 

Parafraseando a máxima do general romano Pompeu (1a.C.) que ficou conhecida nas linhas do poema do poeta português Fernando Pessoa, eleva-se o pedalar a um ato de bravura de quem se lança no desconhecido cotidiano das cidades brasileiras. Contudo, tão necessária quanto o ato de pedalar é a vida de quem pedala e a preservação da qualidade de vida de nossas cidades, do planeta e em especial da Amazônia.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus evidenciou o uso da bicicleta como uma das maneiras para evitar a aglomeração dos transportes públicos coletivos, sendo inclusive recomendada pela organização mundial de saúde – OMS, que às prefeituras invistam em políticas públicas que estimulem o uso, principalmente neste momento.

A Amazônia, pulmão do mundo, que teve sua degradação acentuada nos últimos anos, é pela primeira vez palco do Bicicultura e não poderia deixar de ser ponto de debate. Belém do Pará, metrópole da Amazônia, cidade plana e relativamente curta, já tem em sua história e em seu cotidiano sua população utilizando a bicicleta. Agora é o momento de garantir maior visibilidade e conquistas para a cultura da bicicleta, tão viva na capital paraense.

INSCRIÇÕES 

As inscrições serão individuais, e as propostas devem ser enviadas exclusivamente via formulário disponibilizado no site do coletivo ParáCiclo (coletivoparaciclo.org), no período de 21/01/2022 a 20/02/2022. 

Devido a legitimidade do termo de cessão de direitos autorais, o candidato deverá ter 18 anos completos até o último dia de entrega das propostas (20/02/2022). 

Os interessados em participar do concurso poderão inscrever quantas propostas de marca julgarem necessárias.

 Ao enviar a proposta, o participante deverá preencher os dados do campo do formulário. 

DA SELEÇÃO E VOTAÇÃO 

A Comissão Organizadora do Bicicultura 2022 avaliará todas os LOGOTIPOS enviados 

Serão considerados os seguintes critérios de julgamento dos trabalhos:

 • Criatividade (inovação conceitual e técnica)

 • Originalidade (desvinculação de outras marcas existentes)

 • Comunicação objetiva (concisão e universalidade)

 • Relação com o evento, o tema e a cidade de Belém do Pará. 

As 5 (cinco) melhores propostas selecionadas pela Comissão serão disponibilizadas na plataforma Facebook, para votação aberta. 

O logotipo vencedor será o que obtiver a maior votação. Apenas uma proposta, dentre as oito finalistas, será classificada em 1º lugar e utilizada como o LOGOTIPO do Bicicultura 2022-Belém-PA. 

Os logotipos que ficarem em segundo e terceiro lugar receberão prêmios correspondentes às suas colocações. 

O resultado final do concurso será divulgado no dia 26 de fevereiro de 2022 na página do evento e nas redes sociais. 

A organização do concurso se reserva no direito de realizar as adequações técnicas necessárias para aplicar a marca vencedora nos materiais de divulgação institucional. 

CRITÉRIO DOS TRABALHOS

 O trabalho inscrito poderá ser produzido sem limitação de recursos gráficos e deverá ter fácil aplicabilidade em mídia impressa e eletrônica, de modo a possibilitar a inserção em todos os meios e instrumentos de comunicação. 

A obra deverá ser inédita. Entende-se por inédita a obra não editada e não publicada, parcialmente ou em sua totalidade, em antologias, coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação. 

Não serão avaliadas as inscrições enviadas fora do prazo estabelecido ou que deixe de anexar quaisquer documentos indicados. 

DA PREMIAÇÃO 

Para que a premiação seja efetuada, os três finalistas mais votados deverão cumprir o contido e apresentar o original da identidade por ocasião da cerimônia de premiação. 

O trabalho vencedor receberá como prêmio o valor de R$ 1.000,00 (um mil reais).

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 

O vencedor cederá os direitos autorais patrimoniais para a União de Ciclistas do Brasil – UCB, que poderá utilizar o logotipo, 

O vencedor do concurso autoriza a veiculação de seu nome e imagem, mediante a documento de Autorização de uso de Imagem, a ser preenchido na etapa final do concurso. 

Compartilhar