Seis candidatos de Belém assinam Carta-Compromisso com a Mobilidade Sustentável

Atualização em 10/11/20

Até ontem, seis candidaturas ao cargo do executivo assinaram a “Carta- Compromisso com a Mobilidade Sustentável”, elaborada pelo Coletivo ParáCiclo, que desenvolve a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições em Belém.

A Carta, criada a partir de coleta de dados, atores da sociedade civil envolvidos e uma equipe multidisciplinar que compõe o coletivo, contém propostas que visam inserir pedestres, ciclistas e transporte coletivo, com qualidade e segurança, no sistema de mobilidade urbana do município.

Por ordem de assinatura, já estão comprometidos os candidatos Vavá Martins (Republicanos), Thiago Araújo (Cidadania), Gustavo Seffer (PSD), Cleber Rabelo (PSTU) e Edmilson Rodrigues (PSOL), Cássio Andrade (PSB). Na oportunidade todos afirmaram a importância da temática e a necessidade de melhorar a mobilidade de Belém.

Para Júlia Freitas, integrante do Coletivo ParáCiclo, a participação dos candidatos na campanha é positiva e agrega informação importante para a próxima gestão. “É super importante o compromisso das candidaturas, principalmente no contexto da pandemia e já pensando no pós pandemia, tendo em vista que vários órgãos nacionais e internacionais já demonstraram a necessidade de investimento nos modais sustentáveis para o enfrentamento da civid-19”.

As demais candidaturas não confirmaram data ou retornaram o contato do coletivo.  O ParáCiclo continua tentando confirmação com as demais candidaturas para obter delas o compromisso com as mesmas propostas.

Interessados em entregar as propostas para seus candidatos/as podem ter acesso à carta no site coletivoparaciclo.org, agendar por e-mail a assinatura, que também pode ser realizada de forma digital. Já as candidaturas que tenham interesse em assinar o documento podem entrar em contato com a organização da campanha via email ou telefone.

Também está sendo feita a gravação de vídeos com os candidatos ao executivo para esclarecimento sobre as propostas do programa de governo e soluções para os problemas da mobilidade na cidade.

Sobre o ParáCiclo

O coletivo ParáCiclo tem por objetivo organizar, promover e desenvolver atividades, ações e projetos que fomentem cada vez mais a mobilidade sustentável, principalmente a bicicleta e o caminhar, buscando incidir em políticas públicas, através de campanhas, divulgação de ações, geração de dados por pesquisas, elaboração de projetos de educação e intervenção urbana.

Sobre a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições

A Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições é um conjunto de ações da sociedade civil organizada para inserir a mobilidade sustentável nos programas de governo de candidaturas aos poderes Executivo e Legislativo municipais em 2020. Para isso, a coordenação nacional da iniciativa oferece às organizações sociais que atuam com essa pauta nos municípios auxílio para elaborar e entregar propostas às candidaturas, comunicar-se com a sociedade e sensibilizar o eleitorado. Essa iniciativa é baseada em experiências exitosas similares realizadas em eleições anteriores, tanto nos níveis municipal quanto estadual e nacional.

Saiba mais

Compartilhar