Representantes de organizações locais reúnem para articular sobre revisão do Plano Diretor 2018

Em cumprimento ao Plano de ação da Oficina de Formação pela Bicicleta da Região Norte e da Campanha Bicicleta nos Planos, o coletivo ParáCiclo realizou, na tarde de ontem, a 2ª reunião sobre revisão do Plano Diretor 2018. A reunião foi realizada no espaço Let’s Bike Café e contou com a participação de representantes do Laboratório da Cidade, Coletivo Ciclomobilidade, rede Bike Anjo e Ame o Tucunduba.

Durante a reunião foi feita a leitura da cartilha sobre o Plano Diretor, elaborada para a revisão de 2008, pela prefeitura de Belém. O advogado legislativo, José Augusto, fez esclarecimento e orientações sobre a maneira que o processo participativo deve se dar e sugeriu a elaboração de documentos para protocolar nos órgãos responsáveis.

Foram discutidos aspectos sobre a importância de integrar grupos com interesses plurais na perspectiva de garantir maior espectro de participação popular. Foi ponto de pauta, a necessidade de se articular com entidades que possuem histórico de participação na elaboração/avaliação de planos diretores, bem como a importância de fortalecimento de assembleias nos bairros e distritos para que haja mais participação da sociedade.

Foram criados 3 Grupos de Trabalho (GT de estudo do Plano Diretor, GT de Mobilização e GT de Mapeamento) para dar prosseguimento às atividades. Os grupos estão abertos para que outras pessoas acessem.

As pessoas, entidades, coletivos e organizações interessadas em participar do processo devem entrar em contato pelo e-mail coletivoparaciclo@gmail.com

Compartilhar